Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Fátima recebe certificação ISO 9001:2000

Publicidade

O Hospital Nossa Senhora de Fátima, fundado em 1957, recebeu no último dia 20 de dezembro, o título de primeiro hospital no Rio Grande do Sul aferido com a certificação ISO 9001:2000 em todos os serviços.

Conforme a diretora executiva de serviços de saúde do Grupo Fátima, Cleciane Doncatto Simsen, este sucesso tem a marca de mais de 400 profissionais de saúde e administração, entre enfermeiros, técnicos, terapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, corpo clínico e serviços de apoio. “Esta importante certificação é fruto de uma trajetória de excelência construída ano após ano, pelo Hospital Fátima, tornando-o um referencial de qualidade no Estado. Agora, além de contar com a Acreditação Plena, por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA), – órgão chancelado pelo Ministério da Saúde – , congregamos mais esta distinção”, destaca.

Após visita de auditoria, o Hospital Fátima recebeu o certificado da empresa Det Norske Veritas (DNV) com acreditação INMETRO, considerando a Instituição totalmente adequada às exigências da norma ISO 9001/2000. A assessoria foi prestada pela empresa de consultoria Qualytool.

A política de qualidade da Instituição de saúde tem como princípio assegurar assistência com qualidade técnica e humanística, garantindo satisfação e bem-estar do cliente, buscando a melhoria contínua para promoção e recuperação da saúde.

Isso significa aumentar a eficácia da Gestão da Qualidade; capacitar colaboradores para atualização de competências; criar e compartilhar conhecimento; fidelizar clientes e oferecer serviços diferenciados. “Ao buscar as certificações ISO, a direção da Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fatima foi motivada pelo desejo de implantar na Instituição um modelo de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2000) com os mais exigentes padrões de referências nacionais e internacionais, com rigorosos mecanismos de controle”, recorda Cleciane.

Seguindo diretrizes bem definidas, o Hospital Fátima vem alcançando com sucesso as metas traçadas por um planejamento estratégico elaborado a partir de uma visão empresarial com foco no crescimento e na valorização do trabalho assistencial.

Vantagens da Certificação ISO 9001:2000

O Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000 proporciona aos serviços conferidos no escopo do certificado, vantagens como:

• Maior disseminação do conceito de qualidade entre os colaboradores;

• Racionalização, padronização e controle e aperfeiçoamento dos processos internos;

• Produção de documentação fundamentada e atualizada e maior acesso às informações;

• Desenvolvimento de sistemáticas de uso de equipamentos e treinamento de recursos humanos;

• Expressiva diminuição da incidência de eventos adversos e aumento da eficiência técnica;

• Contínua melhoria de desempenho, com a realização de ações preventivas e corretivas;

• Avaliações periódicas de todo o sistema, com auditorias internas e externas e reuniões de análise crítica;

• Facilidade de adaptação aos padrões de qualidade preconizados por outros organismos de credenciamento nacionais;

• Maior reconhecimento público a níveis local e nacional .

Departamentos que possuem ISO 9001:2000 no Hospital Fatima:

Todos os serviços do Hospital Fátima foram certificados, o que inclui: prestação de serviços hospitalares a pacientes ambulatoriais e de internação, incluindo assistência médica, de enfermagem, farmacêutica, Laboratorial, diagnóstico por imagem, nutricional nas especialidades de Clínica Geral, Cirúrgica, Obstétrica, Oncológica, Ortopédica e Pediátrica, em unidades de atendimento ambulatorial, de 24horas e/ou internação, urgência/emergência, Terapia Intensiva adulto/infantil

História de qualidade

O compromisso com a qualidade é uma constante no Hospital Fátima.

– Iniciou-se em 1995 com o Programa de Qualidade da Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima.

– Em 1998, conquistou o Nível I no Programa Gaúcho de Qualidade de Produtividade (PGQP), e, no ano seguinte (19

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta