Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital do Subúrbio tem primeira doação de órgãos

Publicidade

Com uma semana de funcionamento, o Hospital do Subúrbio (HS), localizado em Salvador (BA), conseguiu, na noite de segunda-feira (20), a primeira doação de múltiplos órgãos, ampliando para 36 o número de doações registradas neste ano.

A doadora, de 32 anos, foi vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a diretora do HS, Lícia Cavalcante, a equipe “demonstrou estar preparada para a abordagem junto à família, conduzir o diagnóstico e manutenção do paciente doador”.

Ela explicou a intenção de montar e manter as equipes de profissionais do Hospital do Subúrbio voltadas para a medicina social, e adiantou que ainda neste mês deve ser instalada a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Eraldo Moura, a doação evidenciou “o empenho da diretoria e da equipe médica e o seu comprometimento com a saúde da população”.

Ele ressaltou a atitude de solidariedade da família da doadora, que possibilitou que várias vidas fossem salvas. A Bahia ainda registra um elevado índice de negativa – mais de 50% das famílias não autorizam a doação -, sendo esse um dos maiores obstáculos.

PPP

O hospital, que atende exclusivamente pelo SUS, é administrado por meio de uma parceria público-privada e faz parte do Programa de Fomento à Participação Privada em Infraestrutura (PFPP), composto pelo IFC (International Finance Corporation), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A Dalkia, empresa de facilities e de gestão de energia, em parceria com a Promédica foi quem venceu a licitação de PPP para gerir a instituição.

Veja mais:

Em Foco: FESF-SUS cria modelo de gestão interfederativa
 

*Com informações do Portal A Região – Sul da Bahia

Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta