Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital do Rim e Hipertensão registra melhor desempenho em transplantes

Publicidade

O Hospital do Rim e Hipertensão, ligado à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), consegue, pelo sexto ano consecutivo, o melhor desempenho mundial na realização de transplantes ao contabilizar 500 cirurgias renais por ano. A liderança mundial em produtividade nessa área coloca o Brasil bem à frente do segundo colocado, a Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, com cerca de 200 transplantes anuais.
De acordo com o nefrologista José Osmar Medina Pestana, professor e Diretor do Setor de Transplante Renal da UNIFESP, é importante destacar que 90% dos 500 transplantes beneficiaram pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
O especialista lembra que o grande benefício do transplante é o fim das duras sessões de hemodiálise das quais dependia a vida do paciente. Segundo Dr. Medina.
Apesar do grande número de cirurgias que o Hospital do Rim e Hipertensão realiza anualmente, a fila de espera por transplante de rim está em torno de 4 mil pacientes. O número das sessões de diálise, realizadas anualmente na instituição, é de 36 mil. Além disso, o Hospital realiza 530 mil exames, 40 mil consultas e 5,2 mil internações por ano.
Em função do desempenho do Hospital do Rim e Hipertensão na realização de transplantes o Dr. Osmar Medina Pestana receberá o título de Fellow Honorary do Royal College of Surgeons, da Inglaterra, onde ele estará em 7 de julho para ser homenageado.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta