Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital do Coração ressalta o valor da alimentação saudável durante o inverno

Publicidade

O inverno chegou e junto com ele uma infinidade de pratos quentes, saborosos e calóricos. Para manter o corpo ainda mais aquecido, necessitamos de alimentos ricos em energia e o consumo de alimentos mais gordurosos passa a ser ingerido de forma desenfreada – aumentando, assim, o colesterol ruim (LDL). Uma escolha saudável é o consumo do azeite extra-virgem, que é um importante aliado na hora de oferecer mais saúde para o corpo e ao coração.

Devido o aumento da ingestão de alimentos calóricos e ricos em gordura durante o inverno, é importante ressaltar o valor de uma dieta saudável e equilibrada com a inclusão de nutrientes. Uma boa opção de consumo nesta estação são as sopas – que além de saborosas são nutritivas quando preparadas com legumes, grãos e azeite extra-virgem. “Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já, os grãos, possuem em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada – a chamada gordura boa”, afirma dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração.

Estudos realizados em diversos lugares do mundo, inclusive o FDA – Food and Drug Administration – importante órgão do governo americano que regula os alimentos, comprovam a importância e o benefício do azeite extra-virgem para o organismo. “Ao consumir o azeite extra-virgem, estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna o óleo mais saudável”, alerta dr. Magnoni.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta