Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital do Coração investe US$ 3 milhões em novos equipamentos

Publicidade

O Hospital do Coração, de São Paulo, está investindo US$ 3 milhões em um pacote de equipamentos da Siemens Medical. Entre as novas aquisições estão o Axiom Artis, sistema digital de hemodinâmica, o Mammomat 3000 Nova com Opdima, mamógrafo digital de campo fechado, além do Biograph Sensation 16, que congrega as tecnologias de tomografia computadorizada multislice (16 detectores) e tomografia por emissão de pósitrons (PET – Positron Emission Tomography). O Biograph Sensation 16 foi instalado no Centro Integrado de Imagem Estrutural e Molecular, uma unidade de diagnóstico com tecnologia inovadora para captação e tratamento de imagens, inaugurado hoje no Hospital do Coração. “A combinação das duas tecnologias presentes no equipamento permite uma detecção precoce e mais precisa da situação do paciente”, explica o prof. dr. Carlos Alberto Buchpiguel, responsável pela unidade.
“A diferença é que métodos tradicionais de tomografia prestam informações sobre dados estruturais e anatômicos. Ao agregar a tecnologia de emissão de pósitrons, esses dados são combinados com informações funcionais e metabólicas do corpo, o que oferece uma avaliação mais detalhada”, afirma o médico. O Biograph Sensation 16 atua nas áreas de oncologia, para diagnóstico, estadiamento e acompanhamento de tumores malignos, cardiologia, para detecção de doenças cardíacas, e neurologia, para casos específicos como Alzheimer e epilepsia focal.
Segundo Buchpiguel, este é o primeiro equipamento do tipo instalado fora dos Estados Unidos. O Hospital do Coração é a quarta instituição no mundo a implantá-lo, sendo que os outros três estão situados em hospitais norte-americanos. Além disso, o Biograph Sensation 16 do HCor está integrado ao sistema de PACS (Picture Archiving and Communication System). A tecnologia utilizada pelo produto oferece uma grande redução no tempo de realização do diagnóstico e mais conforto para o paciente. Enquanto exames convencionais duram cerca de uma hora e meia, o Biograph leva de 10 a 15 minutos no processo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta