Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital do Coração investe em gestão energética

Publicidade

Cada vez mais em pauta na mídia, reuniões de negócios e até mesmo em conversas informais o tema sustentabilidade invadiu o cotidiano das instituições e tornou-se praticamente uma regra a ser seguida, ou por uma questão de responsabilidade ou de simples marketing. O fato é que quando nos referimos ao termo sustentabilidade, aplicado a qualquer setor da economia, imagina-se apenas ações voltadas ao meio ambiente, deixando de lado as duas outras pernas do tripé: responsabilidade social e sustentabilidade econômica.

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   

Tendo em vista esse conceito o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, vem desenvolvendo projetos voltados para a gestão energética com foco em redução de custos e economia de recursos naturais. “A engenharia do Hospital do Coração já vem trabalhando com essa questão há alguns anos, desde quando o tema sustentabilidade ainda não estava tão em evidência no mercado”.

Uma das medidas adotadas pela instituição para reduzir o consumo de energia e a emissão de resíduos foi a substituição das lâmpadas do hospital. Segundo o gerente de engenharia de engenharia do HCor, Renato Hamilton, cada luminária da unidade era composta por duas lâmpadas fluorescentes de 32 watts e foi substituída por uma de 28 watts. “Nós reduzimos pela metade o número de lâmpadas e consumo, uma vez que cada luminária passou a utilizar uma lâmpada de 28 watts. Com isso iremos gerar uma economia de 143,6 mil Kwh/mês o que meio milhão de reais ao longo do ano”.

Outro objetivo alcançado com a substituição das lâmpadas foi a queda na emissão de resíduos gerados pelo hospital. “As novas lâmpadas, fornecidas pela Philips, possuem uma autonomia quatro vezes maior do que as lâmpadas que utilizávamos antes. Nosso consumo era de 428 lâmpadas por mês, o que gerava um custo de reposição e também de descarte, já que não podiam ser simplesmente jogadas no lixo”, acrescenta Hamilton.

Outro projeto executado pelo HCor para reduzir o consumo de recursos naturais foi a instalação de redutores de vazão em torneiras e chuveiros, implementação de sistemas de abrandamento nas torres de resfriamento e a substituição de produtos químicos utilizados na lavanderia do hospital. Essas três medidas trarão ao hospital uma redução de 2.755 m³.

Responsabilidade Social

Fazendo valer a sua natureza filantrópica, o hospital conta também com ações voltadas à responsabilidade social. O HCor mantém um projeto voltado à cardiopatia pediátrica, em que oferece atendimento a gestantes com bebês portadores de cardiopatia congênita que não possuem condições econômicas de manter o tratamento. Segundo a superintendente assistencial do HCor, Bernardete Weber, o hospital facilita o acesso dessas famílias a casas de apoio, assistência social e acompanhamento psicológico feita por voluntários ligados ao hospital.

Trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde como uma dos seis Hospitais de Excelência, o HCor também mantém projetos de contribuição com políticas públicas, como é o caso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em que a instituição oferece suporte ao serviço de telemedicina, diagnóstico e orientações aos socorristas em casos de emergência. Com o apoio e estrturua do HCor, o SAMU reduziu o índice de óbitos em casos de infartos (em quanto?) e outros problemas relacionados ao coração e aumentou a agilidade do serviço que envolve mais de 300 unidades espalhadas por todo o País. “O que é usado no setor privado pode muito bem ser aplicado no público”, completa Bernardete.

Campanhas de conscientização e combate ao tabagismo também são realizadas junto à comunidade próxima ao hospital, forma em sua grande maioria por executivos e funcionários de empresas que trabalham na Avenida Paulista. A unidade de saúde oferece orientações e tratamento para aqueles que pretendem abandonar o vício.

Leia mais:

Nova edição dos Hospitais Referência é lançada

Veja mais:

Veja as fotos dos hospitais participantes do HR

Veja as entrevistas em webcast dos hospitais do HR

Ouça mais:

Podcast: desafio da inclusão

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta