HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

Hospital do Coração desenvolve sistema inédito que agiliza distribuição de medicamentos

Publicidade

Na busca de alternativas para oferecer cada vez mais a excelência no atendimento, além de proporcionar mais segurança aos pacientes, o HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, desenvolveu em um trabalho conjunto dos setores de TI e farmácia, um sistema inédito em hospitais para a dispensação de medicamentos por meio da tecnologia de mobilidade. A dispensação consiste em separar os medicamentos na farmácia do hospital, a partir da prescrição médica, distribuir para os quartos e ministrar as doses aos pacientes nos leitos. É uma atividade que requer atenção total em todas as fases, pois qualquer descuido, como a troca de um medicamento por outro de nome parecido, pode ser fatal.

“Cerca de 7 mil pacientes morrem por ano no Estados Unidos em consequência de erro na ministração de medicamentos. Com o auxílio da tecnologia podemos reduzir a margem de erros em até 70%, além de tornarmos o processo mais ágil”, explica Marcelo Murad, responsável pela farmácia do HCor.

O processo utilizado no Hospital do Coração envolve cerca de 40 pessoas durante 24 horas por dia e contempla uma série de etapas. Após a visita médica nas unidades de internação feita pelos médicos, a “prescrição médica” é scanneada para farmácia e o farmacêutico realiza uma análise nos dados, verificando itens como dosagens, incompatibilidades, diluições, via de administração, entre outros. Esse processo garante a total segurança no que diz respeito a medicamentos. Após esta verificação, os dados seguem para digitação e posterior conferência dos farmacêuticos.

       
Publicidade

Deixe uma resposta