Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital do Coração comemora o Dia Internacional do Idoso e faz alerta para o envelhecimento saudáve

Publicidade

Dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso. Segundo dados do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem hoje no país aproximadamente 18 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Até 2025 serão 30 milhões de idosos que representarão cerca de 13% da população.

Na terceira idade, os músculos ficam mais frágeis e por isso são comuns as quedas. “No indivíduo sedentário ocorre após os 60 anos uma importante redução da força nos membros inferiores, com diminuição da velocidade de andar e maior incidência das temidas quedas e fraturas, fator que representa o declínio da saúde dos idosos e marcador de grande fragilidade. O exercício bem dosado e supervisionado pode reverter esta perda de força, protegendo o idoso destes acidentes”, explica Dr. Gilson Shinzato, fisiatra do HCor.

Nesta fase é importante também se preocupar com a alimentação e ter cuidados redobrados. O azeite extra-virgem é um importante aliado na hora de incorporá-lo na culinária do dia-a-dia, associado a outros alimentos ricos em fibras como os grãos. “Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem em sua composição nutricional alta participação de gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes” afirma Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor.

Segundo o nutrólogo, uma pessoa adulta deve ingerir em média 800 mg por dia de cálcio.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta