✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Hospital do Câncer Mãe de Deus apresenta Núcleo de Oncologia Torácica

Publicidade

Inspirado em centros de referência internacional, o Hospital do Câncer Mãe de Deus lança o Núcleo de Oncologia Torácica (NOT), um serviço inédito no país voltado para o atendimento integral, ágil, humanizado, eficaz e atualizado de pacientes com neoplasias torácicas ou com suspeita de câncer de pulmão ou tórax. “Existe uma necessidade de mudança estrutural da forma de atender os pacientes, aproximando as múltiplas especialidades envolvidas”, afirma um dos integrantes do NOT, o oncologista Dr. Jairo Lewgoy. O Núcleo funcionará no sexto andar do Centro Clínico Mãe de Deus na ala do Hospital do Câncer Mãe de Deus, na Rua Costa 30, e a expectativa é de uma importante redução do tempo entre a primeira avaliação do paciente e o início do tratamento efetivo. Haverá também um serviço de prevenção por meio de um Programa de Cessação do Tabagismo, medidas educativas, programa de rastreamento e avaliação genética, entre outras iniciativas e que envolvem a família do paciente.

O Núcleo foi idealizado por um grupo multidisciplinar de profissionais que atuam diretamente com pacientes com neoplasias torácicas. Também integrante do NOT, a oncologista Dra. Ana Gelatti, afirma que as reuniões multidisciplinares (cirurgia torácica, pneumologia, oncologia, entre outros) já acontecem há alguns anos. Em 2017, foi consolidada a intenção de acrescentar ao Hospital do Câncer Mãe de Deus um núcleo especializado em oncologia torácica. “O principal objetivo é oferecer um serviço ímpar de excelência nesta área e que trate o paciente globalmente oferecendo um tratamento individualizado”, complementa.

 Lançamento

Como parte da programação de lançamento do Núcleo, na quinta-feira (14/12), a partir das 19h30, haverá uma palestra do cirurgião torácico Dr. Ricardo Terra sobre os desafios no combate ao câncer de pulmão no Brasil. Ele é diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, professor da Universidade de São Paulo (USP) e reconhecido internacionalmente pela sua atuação na área. A palestra para convidados, a ocorrer no auditório do Hospital Mãe de Deus – Rua José de Alencar 286, terá um foco no screening (rastreamento), diagnóstico precoce e tratamento individualizado do paciente, enfatizando a realidade brasileira.

       
Publicidade

Deixe uma resposta