HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Quero! Agora!

Hospital digital é o tema da Semana da Saúde

Publicidade

A primeira Semana da Saúde, evento virtual organizado pelo portal Saúde Business e pela MV, teve início na segunda-feira, dia 3 de abril, e continua a todo vapor. Idealizada para trazer as principais tendências tecnológicas que estão revolucionando o setor, a cada dia, dois webinars são transmitidos ao vivo, sempre no fim da tarde. Com diferentes temas centrais, especialistas renomados debatem os impactos das tendências para o universo gerencial e para o corpo clínico e assistencial.

Hoje, 6 de abril, o tema é Hospital Digital, conceito que nasceu para garantir processos sistêmicos e automatização que evitem erros, fortalecendo o pilar mais importante das  instituições de Saúde: cuidar da vida.

Para o primeiro webinar do dia, os convidados são Ubirajara Maia, diretor corporativo de sistemas, e Kleber Araújo, ambos da MV. A discussão será como o uso de tecnologias como Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e checagem beira leito garantem mais segurança ao paciente e assistência personalizada. No segundo webinar, com Heitor Gottberg, sócio da Folks, consultoria de tecnologia em Saúde, o foco será como atingir o nível de maturidade necessário para a informatização do hospital e de seus processos.  

Amanhã, sexta-feira dia 7, o tema será Radiologia digital. Para o primeiro webinar, às 17h, teremos como convidado o professor Renato Sabbatini, diretor da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (Sbis), e o assunto será como está estruturado o ambiente de radiologia digital e os cuidados envolvidos. Para o segundo webinar, às 18h, a discussão será sobre o que muda na relação entidade X prestador com a telerradiologia e as receitas geradas pelos centros remotos de medicina diagnóstica, com o convidado Eduardo Alvarez Ribeiro,  CIO da proRADIS.

O que já aconteceu

No primeiro dia, segunda-feira, o tema foi Internet das Coisas (IoT). No primeiro webinar, que aconteceu às 18h, foram discutidos os mitos e as verdades da aplicação dessa tecnologia nas instituições hospitalares. O especialista convidado foi Avi Zins, diretor executivo da Associação Brasileira de CIOs Saúde, a ABCIS. A tecnologia, que cresce por conta da nanomedicina, já está sendo aplicada no monitoramento de pacientes crônicos, informação em tempo real e detecção de doenças no seu início.

O segundo webinar da segunda-feira, às 19h, foi sobre hospitais conectados, com Klaiton Simão, diretor corporativo de TI da rede São Camilo de Hospitais. O especialista explicou porque o ambiente conectado é importante, quais as demandas em termos técnicos e questões como gestão e empoderamento do paciente.

No segundo dia de debates, terça-feira, o tema foi Big Data. No primeiro webinar, 18h, o convidado foi Sócrates Cordeiro, gerente comercial de produtos da MV.  A discussão girou em torno de como o acesso a dados pode transformar o cuidado com o paciente, do diagnóstico ao tratamento.  Já no segundo, às 19h, a convidada Márcia Ito, coordenadora da comissão especial de computação aplicada à Saúde da Sociedade Brasileira de Computação e pesquisadora na IBM Research, falou sobre o poder do big data em transformar dados em inteligência: as vantagens da tecnologia na gestão, e como utilizar bem esses dados.

Na quarta-feira, dia 5, o tema foi Prontuário Eletrônico do Paciente. Com a presença de Valmir Júnior, gerente comercial de produto da MV, o primeiro webinar foi sobre os benefícios financeiros e de gestão do PEP, por exemplo, a resolução de antigos problemas de gestão, como glosas e gerenciamento de arquivos. Já no segundo webinar, às 19h, com Daennye Bezerra, gerente comercial de produto da  MV, a discussão abordou como  a tecnologia proporciona mais inteligência clínica, com agilidade na consulta e no registro de informações, suporte para decisões médicas e mais segurança no diagnóstico e tratamento.

 

       
Publicidade

Deixe uma resposta