Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital de Sorocaba recebe acreditação

Publicidade

O Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), do interior paulista, – instituição de utilidade pública mantida pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) – recebeu neste mês o certificado de Acreditação Hospitalar. Com esta conquista, o hospital passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações já reconhecidas pela qualidade dos serviços oferecidos, com o destaque de ser o primeiro especializado em oftalmologia a receber o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), informa a assessoria de imprensa da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de São Paulo – FESEHF .
Além de um reconhecimento nacional conferido ao hospital através da Acreditação, o processo proporcionou um ganho importante na motivação dos colaboradores, segundo a diretoria do hospital.
O perfil de clientes do Oftalmológico é formado em sua maior parte por pacientes do SUS (entre 63 e 70%), seguido por convênios (25 a 30%) e particulares (que varia de 3 a 10% por mês).
Coordenado por um Comitê Interno de Qualidade, o processo de Acreditação do Hospital Oftalmológico de Sorocaba envolveu todos os setores do hospital divididos em 33 áreas, que vão da coleta de lixo, à compra de equipamentos e da recepção ao centro cirúrgico. O início efetivo dos trabalhos foi com um diagnóstico gerencial feito pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), habilitado pela ONA.
Depois de todas as áreas avaliadas, foram traçados o direcionamento e o cronograma do processo, com as metas a serem alcançadas. Para garantir o envolvimento e a conscientização dos funcionários, o comitê de qualidade promoveu palestras e organizou uma campanha interna com o slogan: “Acreditação – Todos juntos nesta idéia”, visando à fixação do objetivo e envolvimento dos funcionários.
Entre os benefícios do processo, segundo o hospital, são inúmeros. Um dos exemplos é a adoção do sistema “Custom Pack” para os procedimentos cirúrgicos, pelo qual o fornecedor entrega ao hospital kits fechados com todos os itens necessários para a cirurgia. A montagem dos kits é individualizada, de acordo com a necessidade da equipe para aquele procedimento específico (como cirurgias de catarata, de retina ou transplantes). Todos o material é esterilizado e descartável, reduzindo custos com esse serviço e facilitando o processo de aquisição, armazenamento, distribuição e até o tempo de preparo da sala cirúrgica.
O processo também trouxe melhoria da qualidade e a quantidade de informações nos prontuários dos pacientes foi um dos avanços mais importantes entre os médicos. Ambientes mais organizados, desenvolvimento das habilidades pessoais dos funcionários, o real envolvimento com o trabalho de equipe e a redução dos desperdícios também estão entre as conquistas do hospital e de seus colaboradores. Com esta consciência e motivados pela conquista do selo, os integrantes do Comitê de Qualidade do Oftalmológico já anunciam como nova meta à busca pelo nível três de Acreditação, cujo projeto começa a ser aprofundado em breve.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta