Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital de Rio Preto suspende transplantes de fígado

Publicidade

A falta de equipe e estrutura física fez com que o Hospital de Base de São José do Rio Preto suspendesse os transplantes de fígado. A medida prejudica pelo menos 300 pacientes, cujos casos mais graves foram remanejados para filas de São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas. A suspensão deve valer por seis meses até que o HB possa concluir as reformas e treinar novos profissionais.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui

Por conta das dificuldades, o HB reduziu o número de transplantes de fígado em 70%. Em 2007, fez 25 transplantes e em 2008, realizou apenas 8. Semana passada, o hospital teve de rejeitar um fígado que era doado em São José dos Campos por falta de condições técnicas para fazer a cirurgia.

Segundo o diretor administrativo do HB, Jorge Fares, a situação se agravou quando o hospital perdeu a UTI para os pacientes de fígado e parte dos 15 profissionais deixou seus postos.

O hospital espera iniciar neste mês o treinamento de novos profissionais e criar uma nova UTI para o setor. Além de fígado, o HB faz transplantes de coração, medula, rins, córnea e pâncreas.

As informações são do Estadão (estadao.com.br).

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta