HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Quero! Agora!

Hospital de Ribeirão Preto realiza cirurgia com células-tronco

Publicidade

A cirurgia que utiliza células-tronco com neurotubo, pioneira no mundo, foi realizada em três pacientes no Hospital Especializado de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O método foi utilizado pela primeira vez no país no Rio Grande do Sul e posteriormente em Recife. O Estado de São Paulo é o terceiro a aplicar a técnica utlizando células-tronco adultas para regeneração de nervo periférico. A primeira paciente que quase teve sua mão amputada teve implantados cinco neurotubos – estrutura de silicone cilíndrica e oca conectada entre as extremidades dos nervos lesionados, por onde irão percorrer as células-tronco que vão auxiliar na reconstrução dos nervos periféricos.
A segunda que teve os nervos do pulso direito seccionados com vidro recebeu dois neurotubos e 700 milhões de células-tronco. O terceiro que acidentou-se em explosão com fogos de artifício recebeu 380 milhões de células-tronco e um neurotubo.
Os pacientes terão alta no próximo sábado (21/05) e os especialistas consideraram a cirurgia um grande sucesso. Fizeram parte da equipe médica, Salomão Chade Assan Zatiti, Marcelo Tadashi Nishimura, Daniel Álvaro Alvarez Lazo e Olímpio Colicchio Filho.

       
Publicidade

Deixe uma resposta