Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital de Curitiba lança campanha de divulgação sobre fibrose cística

Publicidade

No dia 31 de agosto, o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba lança uma campanha que deve contribuir para o fortalecimento do Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, comemorado em 5 de setembro. A campanha é mais uma ação de prevenção realizada pelo hospital reforçando assim seu papel como democratizador de informações. O Hospital Pequeno Príncipe atende atualmente 60 casos de fibrose cística. Paulo Kussek, pneumologista do hospital, coordenou a elaboração de um folder e uma cartilha com informações necessárias para identificação da doença e convivência com a criança portadora. Esse material será encaminhado para todas as unidades de saúde de Curitiba, para as 24 associações filiadas da Associação Brasileira de Mucoviscidose (Abram) espalhadas pelo Brasil e ainda para 971 espaços de educação de Curitiba (Faróis do Saber, Núcleos Regionais de Educação, Centros Municipais de Educação Infantil, Unidades do Piá, Centros de Atendimento Especializados e escolas de ensino infantil e fundamental).
Os professores que trabalham nessas unidades vão receber ainda uma carta com orientações sobre como promover a integração das crianças portadoras de FC no ambiente escolar, respeitando as suas necessidades (ingestão de medicamentos, uso freqüente do banheiro, entre outros), sem lhes causar constrangimento.
A ação acontecerá em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), Sociedade Paranaense de Pediatria, Laboratórios Roche e Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram).
A fibrose cística ou mucoviscidose é muitas vezes confundida com outros problemas respiratórios o que exige atenção total dos pais. A doença é hereditária, não contagiosa e ainda não tem cura. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, 1,5 mil pessoas sofrem de fibrose cística.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta