5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Hospital de Clínicas de Porto Alegre inova ao otimizar fluxo de atendimento

Publicidade

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre adota a solução Business Intelligence (BI) da Agfa HealthCare. Com a ferramenta é possível criar mecanismo de auditoria sistemática das listas de exames que serão laudados e avisos diários por e-mail que auxiliam as chefias no gerenciamento proativo.

Ao estabelecer indicadores e metas para o Hospital por meio da aplicação da tecnologia de BI, o resultado já é significativo quando se trata de diminuir o tempo de atendimento. Outro fator que influencia nessa otimização é permitir que a informação seja consultada de forma imediata e, caso necessário, aplicar uma ação corretiva no mesmo momento.

“O sistema ainda é novidade para o Hospital, mas o detalhamento da produção comparado com os tempos de cada processo tem dado subsídios para direcionar as tomadas de decisões embasadas em evidências”, afirmam Aline Lopes Moraes e José Rodrigo Mendes Andrade, Físicos de Imagem do Serviço de Física Médica e Radioproteção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A instituição verificou que, com a adesão da solução e ações de melhoria, o tempo de entrega de resultados de laudo de alguns exames passou de dias para horas. Antes da implantação, exames prioritários de raios-X, por exemplo, levavam em torno de 36 horas para serem entregues. Com a solução RIS/PACS e monitoramento online da produção por meio do BI da Agfa HealthCare passou para seis horas.

A solução de BI auxilia na gestão do serviço de radiologia, permitindo extração de dados do RIS/PACS (solução de armazenamento, visualização e distribuição de imagens médicas) para elaboração de análises estatísticas. Ainda, dispõe de ferramenta dashboard, que possibilita a visualização dos indicadores de desempenho em tempo real, ideal para o gerenciamento e otimização de todo o fluxo de trabalho, englobando desde o agendamento de exames até a entrega dos resultados.

“As instituições de saúde estão atuando hoje com objetivos claros e buscando soluções que atendam as diferentes necessidades de cada uma de suas áreas. A Agfa HealthCare conta com soluções cada vez mais completas, que permitem o aprimoramento dos fluxos de trabalho por meio de plataformas totalmente integradas, possibilitando o cruzamento e a análise de todo tipo de dados clínicos e administrativos. Essa versatilidade garante atender com excelência a demanda do mercado, ao proporcionar um gerenciamento muito mais eficiente às instituições”, afirma Murilo Fernandes, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Agfa HealthCare.

Instituição pública integrante da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, fundado em 1971, é referência em saúde com padrões internacionais de qualidade e segurança. O Hospital visa o cuidado humanizado e o atendimento integral ao cidadão.

 

       
Publicidade

Deixe uma resposta