Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital de Bauru inaugura unidade de apoio à reabilitação física

Publicidade

Será inaugurada oficialmente nesta terça-feira (23/09) a Unidade de Apoio à Reabilitação Física do Hospital Estadual Bauru ‘Arnaldo Prado Curvêllo’, sob gestão da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Famesp. A cerimônia será realizada na própria unidade que funciona no bloco 2, na área ambulatorial do hospital. Desde julho o setor está em atividade, atendendo em média 70 pacientes por mês com fisioterapia na dispensação de órteses e próteses. Anteriormente, a prescrição da órtese ou prótese e o acompanhamento dos pacientes, após a colocação dos aparelhos, eram feitos por fisioterapeutas do ambulatório da Direção Regional de Saúde – DIR 10. Aos poucos, esse serviço será desativado naquele ambulatório, passando a ser feito apenas no HEB.
O trabalho, realizado pela equipe de fisioterapeutas, sob coordenação da Profª. Dra. Mônica de Oliveira Gameiro, consiste na avaliação dos pacientes, encaminhados pela DIR-10, quanto à necessidade e tipo de aparelho indicado a cada caso.
Após analisar o estado do paciente, os fisioterapeutas encaminham a prescrição do equipamento à DIR-10 que fica encarregada de fazer a aquisição. Depois que a pessoa recebe o aparelho os fisioterapeutas atuam no acompanhamento desse indivíduo para que ele se adapte a nova realidade.
A avaliação do paciente leva em conta a preparação que ele precisa para receber a órtese ou a prótese. Se houver condições para a prescrição, os profissionais analisam as peculiaridades do caso de forma que o aparelho seja o mais adequado possível.
O perfil dos indivíduos atendidos na Unidade de Reabilitação Física é de pessoas que sofreram amputação de membros devido a acidentes, problemas vasculares ou diabetes, além dos pacientes neurológicos acometidos por paralisias, traumas radiomedulares, seqüelas de poliomielite, com problemas de locomoção.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta