Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital das Clínicas avalia risco de desnutrição do paciente

Publicidade

Durante todo o dia de hoje, equipes de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e médicos do Hospital das Clínicas, São Paulo, serão mobilizados para avaliar o risco de desnutrição dos pacientes internados. O método utilizado terá como base o NSR – Nutricional Screning Tool, desenvolvido pela Sociedade Européia de Nutrição Parenteral e Enteral. O Instituto Central conta com 980 leitos operacionais e 120 leitos de UTIs. Em 2005, passaram pelas unidades de internação mais de 40 mil pacientes.
Durante a avaliação, os pacientes responderão a um questionário e terão o IMC – Índice de Massa Corpórea calculado. Os que apresentarem IMC abaixo de 20,5, perda de peso nos últimos três meses ou redução na ingestão alimentar associada ao diagnóstico irão passar por avaliações diárias.
Os profissionais irão medir o peso, a altura, as pregas cutâneas e a massa muscular. A aceitação alimentar e a freqüência quantitativa e qualitativa dos alimentos consumidos também serão analisadas. O diagnóstico será relacionado à gravidade da doença e anotado no prontuário do paciente.
A prática permitirá intensificar a adoção de medidas que melhore, inclusive, o estado nutricional do paciente que será submetido a uma cirurgia. Em um período de 5 a 7 dias, a terapia nutricional poderá minimizar o grau de desnutrição e reduzir as chances de
complicações do estado do paciente.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta