Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital das Américas, no Rio de Janeiro, tem construção embargada

Publicidade

A construção do Hospital das Américas, no Rio de Janeiro, foi embargada. A Procuradoria Geral da União moveu uma ação contra a empresa Bosque Medical Center S/A, responsável pelo projeto, alegando que o hospital apresenta risco ao aeroporto de Jacarepaguá. A decisão foi dada pela juíza Cláudia Maria Neiva, da 14ª Vara Federal do Estado.
A procuradoria se baseou em dois relatórios técnicos do Instituto Nacional de Aviação Civil, responsável por coordenar estudos e pesquisas de transporte aéreo e infra-estrutura aeroportuária, que considerou que o hospital pode representar risco para a segurança dos vôos. Outros argumentos dados foram que o hospital impede a ampliação do aeroporto e que o hospital está inserido numa área onde há restrição por ruído.
Na decisão, a juíza destacou que as licenças concedidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro, pela Comissão Estadual de Controle Ambiental e pela Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente não são suficientes para o início das obras. A decisão também impõe multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento da ordem.
Em resposta, a Bosque Medical Center disse que o hospital não apresenta risco algum para o aeroporto, uma vez que está localizado ao lado da pista e que a unidade opera vôos de pequeno porte. A empresa também diz que somente o estacionamento do hospital está localizado na área com restrições de ruídos. Além disso, a Bosque Medical alega que há seis anos a Infraero diz que não tem intenção em ampliar as operações do aeroporto.
O Hospital das Amércas foi recentemente adquirido pela Amil. A unidade terá mais de 50 mil m2 de área construída, com 285 consultórios. A inauguração está prevista para 2009.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta