Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Brasília inaugura UTI geriátrica

Publicidade

O Hospital Brasília inaugura no próximo dia 01 de Março sua UTI Geriátrica. A proposta da instituição é oferecer um serviço focado nas necessidades dos pacientes idosos. ?Temos UTI neonatal, pediátrica, cardiológica, oncológica, adulto, pós-operatória e tantas outras. Precisamos entender que o cliente geriátrico não é um órgão (coração), ou uma doença (câncer), mas sim um ser humano na sua integridade, com demandas especiais?, afirma Erikson Blun, superintendente do Hospital Brasília. De acordo com Renato Maia, coordenador da unidade de terapia intensiva geriátrica, o envelhecimento da população tem causado o aumento da demanda por serviços intensivos. ?Observa-se em todos os serviços de UTI um aumento contínuo da média de idade dos pacientes e também modificação nos indicadores de morbi-mortalidade?, aponta.
Para ele, a importância da adaptação da UTI a este tipo de paciente está relacionada à diminuição dos indicadores de morbi-mortalidade, apoio psicossocial aos pacientes e seus familiares e a criação de protocolos, visando atuação em caso de delirium e outras situações específicas.
Blun explica que a estrutura da unidade é similar à da UTI adulto, o que muda é a atuação dos funcionários, os quais recebem treinamento específico. “Contamos com 26 leitos e os equipamentos são os mesmos. Nosso invesimento será focado no aprimoramento dos profissionais envolvidos”, comenta Blun.
Entre os diferenciais, Maia destaca a adoção de referenciais de tempo (dia e noite) com a instalação de relógios para cada leito, e a colocação de painéis para que cada paciente monte, com a ajuda de psicólogos, um quadro com informações como nome, idade, apelido, nomes de familiares, com letras e palavras móveis que possam ser afixadas nos painéis. A criação de um ambiente menos restrito com janelas amplas, cores vivas, aquários e outros ornamentos também destaca-se. Além disso, para Maia, a equipe envolvida deve estar motivada e reconhecer a importância do relacionamento com a família colocando-a a par do prognóstico e da evolução.
O setor conta com uma equipe composta por mais de 80 profissionais, incluindo médicos intensivistas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta