Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Amaral Carvalho lança programa de prenvenção do câncer de mama

Publicidade

A Fundação Hospital Amaral Carvalho, centro de referência em oncologia, localizada em Jaú, no interior de São Paulo, lança no dia 5 de março, o Programa de Prevenção Primária e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, que vai atender cerca de 15 mil mulheres de diversas faixas etárias e de baixa renda, residentes em bairros operários da cidade. O programa, que tem apoio do Instituto Avon e da Secretaria de Saúde, tem por objetivo dar orientação sobre saúde mamária e elevar o número de pacientes com diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2002, ocorreram 36.090 casos de câncer de mama no País, que resultaram em 9.115 óbitos. No Estado de São Paulo, ocorreram cerca de 12.890 casos, com 2.960 mortes. Apenas o Departamento de Mastologia do Hospital Amaral Carvalho atende em torno de 400 casos novos de câncer de mama ao ano. Segundo o coordenador da área, Dr. João Ricardo Auler Paloschi, o programa privilegiará, em todas as suas ações, pacientes preferencialmente entre 40 e 60 anos. Entretanto, pacientes fora desta faixa etária receberão orientações amplas sobre saúde mamária e contarão com acompanhamento individualizado, caso necessário.
O programa custará aproximadamente R$ 250 mil no período de um ano. Além das ações de orientação, o hospital realizará exames para diagnóstico e oferecerá atendimento gratuito quando comprovada a doença. As pacientes serão acompanhadas por equipe multidisciplinar que contará com médicos, enfermeiras e psicóloga. “Ao término do projeto, as informações de ordem estatística serão organizadas num banco de dados de fundamental importância para subsidiar os estudos e propostas de políticas de saúde a serem formuladas em Jaú”, assinala o Dr. Paloschi.
Localizada em Jaú, centro do Estado de São Paulo, a Fundação Hospital Amaral Carvalho (FHAC), entidade filantrópica de referência em Oncologia, é um dos 13 hospitais nível 2 do País. Em 2003, atendeu pacientes de 382 municípios paulistas para tratamento ambulatorial e 304 municípios para internação. De outros estados, foram registrados atendimentos a pacientes vindos de 270 cidades para procedimentos ambulatoriais e de 126 para internações. No período, foram registrados 150.059 atendimentos ambulatoriais (41.236 pacientes), 7.771 cirurgias com internação e 9.019 cirurgias ambulatoriais. A instituição disponibiliza 100% de sua capacidade instalada aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A Fundação Hospital Amaral Carvalho tem 273 leitos e aproximadamente 1,2 mil funcionários lotados em Jaú e nas Unidades Avançadas de Santa Cruz do Rio Pardo, São Carlos, Itararé e Osvaldo Cruz, todas no interior paulista.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta