Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospital Amaral Carvalho assina convênio com a Prefeitura de Jaú

Publicidade

O diretor superintendente da Fundação Hospital Amaral Carvalho, Dr. Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, e o prefeito de Jaú, João Sanzovo Neto, formalizaram a parceria para implantação de um projeto piloto de Prevenção Primária e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, nesta terça-feia, na Prefeitura Municipal.
O projeto, apresentado pelo Departamento de Mastologia do Hospital Amaral Carvalho, foi um dos 8 escolhidos pelo Instituto AVON, entre dezenas de trabalhos apresentados por instituições de todo o País.
Com custo estimado em R$ 237 mil, o projeto receberá aproximadamente R$ 100 mil do Instituto AVON que acompanhará cada etapa do projeto, cuja duração será de 12 meses. Após este prazo, o programa deverá ser expandido através de ação conjunta da Fundação Hospital Amaral Carvalho e Prefeitura Municipal de Jaú.
A iniciativa tem por objetivo atender, inicialmente, 15 mil mulheres, de diversas faixas etárias, de baixa renda, residentes em bairros operários e que buscam atendimento nos três maiores postos de saúde de Jaú.
Elas receberão orientação sobre saúde mamária, prevenção do câncer de mama, realizarão exames para diagnóstico e contarão com atendimento gratuito quando comprovada a doença. Além disso, serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiras e psicóloga).
Segundo o coordenador do projeto e chefe do Serviço de Prevenção do Câncer de Mama do Hospital Amaral Carvalho, Dr. João Ricardo Auler Paloschi, “o programa privilegiará, em todas as suas ações, pacientes preferencialmente entre 40 e 60 anos. Entretanto, pacientes fora desta faixa etária, principalmente, as de faixa etária anterior a esta, receberão orientações amplas sobre saúde mamária e acompanhamento individualizado, caso necessário”.
Ao término do projeto, as informações de ordem estatística serão organizadas num banco de dados para subsidiar os estudos e propostas de políticas de saúde a serem formuladas em Jaú.
O Serviço de Mastologia do Hospital Amaral Carvalho tem cadastradas cerca de 15 mil mulheres. Em 2.003 foram registrados aproximadamente 500 casos novos de câncer de mama na região.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta