5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Hospital Amaral Carvalho amplia programa de prevenção

Publicidade

O Hospital Amaral Carvalho de Jaú, interior paulista, amplia a partir de hoje, o Programa Permanente de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Boca. A iniciativa alia o treinamento e a capacitação de profissionais de saúde, o atendimento de casos suspeitos e/ou confirmados em ambulatório SUS no hospital, com uma ampla campanha de conscientização da população para os fatores de risco, através dos meios de comunicação de massa.
As ações do hospital tiveram início em junho de 2003, com apoio do INCA (Instituto Nacional do Câncer), atendendo inicialmente Jaú, Bariri, Brotas, Bocaina, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê e Itapuí. Nesta segunda fase, serão incorporados os municípios de Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Torrinha, Pederneiras, Macatuba, Lençóis Paulista, Dourados, Ribeirão Bonito, São Manuel, Avaré e Boracéia.
Homens com mais de 40 anos, que consomem álcool e são fumantes, estão no grupo de risco do câncer de boca. Além disso, pessoas com próteses mal ajustadas podem desenvolver pequenas lesões na boca que, caso não sejam tratadas adequadamente, podem evoluir para uma neoplasia.
Por ser um hospital terciário, o Amaral Carvalho registra um grande número de casos em estados avançados da doença, quando as chances de cura são pequenas. Com o programa permanente de prevenção, espera-se diminuir o volume de casos avançados e tratar mais casos iniciais, além de prevenir a doença de um modo geral.
Todos os casos encaminhados são atendidos pela equipe do HAC, às quintas-feiras, a partir das 11 horas, incluindo procedimentos cirúrgicos. O tratamento do câncer é custeado pelo SUS. Os casos não oncológicos são atendidos gratuitamente pelo Hospital Amaral Carvalho, dentro das atividades de assistência social.

       
Publicidade

Deixe uma resposta