Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospitais verdes têm desempenho 20% superior

Publicidade

Nesta terça-feira (28), profissionais ligados ao setor de saúde assistiram à palestra sobre “Construção e Operação de Edifícios Verdes”, realizada na Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), com patrocínio da Dalkia. A arquiteta e sócia da Petinelli Soluções em Sustentabilidade, Sandra Pinheiro, comentou os impactos resultantes da construção de uma unidade de saúde sustentável.

 

Atualmente, instituições como o Laboratório Delboni Auriemo e o Hospital Albert Einstein já receberam a certificação LEED EB_OM, que comprova que o edifício tem impactos reduzidos sobre o meio ambiente.

Segundo Sandra, a construção de um empreendimento “verde” resulta em uma economia de 24% a 50% no consumo de energia, além de uma redução no consumo de água entre 40% e 50% e de cerca de 70% no total de resíduos sólidos produzidos.

Em um prazo de seis meses a um ano será lançada a certificação LEED Healthcare, que conterá especificações próprias para unidades de saúde. Para construir um empreendimento apto a receber o certificado, é preciso arcar com um custo inicial de 2% a 5% superior ao de um empreendimento comum. No entanto, Sandra garante que o retorno é imediato.

Entre os impactos previstos estão a melhora em 20% na performance do hospital, alta de dois dias e meio antecipada para pacientes, valorização do empreendimento e do entorno, além do aumento da produtividade do funcionário.

Em entrevista à Saúde Business Web, Sandra explica que as instituições que desejam se qualificar para receber o LEED Healthcare já podem começar a se reestruturar.

“Se a instituição se propõe a melhorar seu desempenho ambiental e dar viabilidade a isso com uma certificação, ela pode começar o processo em novas construções ou edifícios já existentes, prevendo que lá na frente ela possa se certificar dentro da especialidade de saúde”, diz.

Assista à entrevista completa em nosso webcast.

Leia mais:

Pacientes de edifícios verdes recebem alta mais cedo

 Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta