Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospitais São Camilo promovem jornada sobre infecção hospitalar

Publicidade

Para discutir iniciativas pioneiras e experiências práticas no combate à infecção hospitalar, os Hospitais São Camilo de São Paulo (Unidades Santana, Pompéia, Ipiranga, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer -IBCC e Recanto Maria Tereza) promovem no dia 1º de Novembro a ?4ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar?. O evento é voltado aos profissionais da saúde, médicos, estudantes e administradores hospitalares.
Entre as experiências apresentadas no evento está o programa realizado no Hospital e Maternidade São Camilo-Santana. Segundo o Dr. Ivan Marinho, médico infectologista dos Hospitais São Camilo, com programa educativo e reformas estruturais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto a taxa de infecção por 1000 pacientes/dia caiu de 24% nos últimos oito meses que antecederam a mudança para 17% nos oito meses seguintes.
Para conquistar estes resultados, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) participou efetivamente no projeto de reforma da UTI e deu sugestões que ajudaram no combate à infecção hospitalar. Entre as idéias destacam-se: a criação de uma ante-sala nos isolamentos com pias exclusivas para lavagem de mãos e portas com abertura automática, o que dispensa o toque manual tanto nas torneiras quanto nas portas e maçanetas; pias nos corredores da UTI para lavagem de mão; dispensadores com anti-sépticos para higienização em vários pontos da Unidade e coluna para suporte de aparelhos presa ao teto, o que evita a presença de mobiliário junto ao doente e permite maior espaço, facilitando a limpeza.
Um bom programa pode reduzir riscos de infecção hospitalar em até 32% em média. A vantagem é tanto do paciente quanto da instituição hospitalar, pois diminui a possibilidade de um comprometimento do quadro clínico da pessoa internada, além de reduzir o tempo de permanência e os custos associados à hospitalização.
Serviço:
4ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar
Data: 01/11/03
Local: Centro de Convenções Pompéia
Av. Pompéia, 888 – São Paulo (SP)
Horário: 7h30 às 17 horas
Palestras:
– Reprocessamento de Materiais de Uso Único – Dr. Jorge Amarante (Médico Coordenador Infectologista do Hospital e Maternidade Leonor Barros e do Hospital Samaritano).
–Prevenção e Controle de Infecções do Sítio Cirúrgico – Drª Sílvia Fonseca (Médica do Hospital São Francisco, Maternidade Sinhá Junqueira e Mater ? Ribeirão Preto)
–Validação dos Processos de Esterilização- Prof Dra Kazuko U. Graziano (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo), Validação das Ações em Controle das Infecções Hospitalares – Dr. Renato Grimbaum (Médico Infectologista do SCIH do Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo)
–Investigação de Surtos – Dra Cilmara P. Garcia (Médica Infectologista do SCIH do HCFMUSP). Resistência Bacteriana – Dra Silvia Figueiredo Costa (Médica Infectologista do SCIH do HCFMUSP e médica consultora do SCIH do Hospital São Camilo Pompéia)
–Estratégias para o Controle de Resistência Bacteriana – Dr. Ivan S. Marinho (Médico Infectologista do SCIH – HMSC Pompéia e Santana)
–Higienização Hospitalar – Enfa Cleonice Bezerra dos Santos (Chefe do Serviço de Higienização e Limpeza – HCFMUSP)
–Acreditação Hospitalar & Programa de Controle de Infecção Hospitalar – Enfa Sueli Fátima da Luz (Chefe Departamento Gestão de Qualidade dos Hospitais Camilianos de São Paulo)
Informações e inscrições: 3871-0833 ou cehmsc@terra.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta