5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Hospitais não costumam investir em programas de PLR [Infográfico]

Publicidade

Chegamos ao último infográfico da Série Referências da Saúde 2014. Também estamos chegando na data final de inscrição para o estudo 2015: 28 de agosto. Corre que ainda dá tempo de participar!

Como apresentado nessa série de infográficos e na Revista Saúde Business, o estudo serve para identificar as tendências e desafios enfrentados pelos executivos da saúde e destacar as boas práticas de gestão.

Este ano podem participar hospitais, operadoras de planos de saúde, empresas de homecare, centros de diagnóstico (imagem ou laboratorial), clínicas, instituições de ensino e entidades do setor.

Como vocês podem ver no gráfico, no pilar gestão de pessoas, a grande maioria das empresas participantes do estudo em 2014 possui programas formais de treinamento e desenvolvimento de seus funcionários e lideranças, seja com instrutores internos ou externos. Além de demonstrar uma preocupação com o trabalhador, trata-se de um investimento no principal ativo das empresas para ter um retorno no desempenho a médio e longo prazo. O treinamento contínuo  é uma solução para contornar as dificuldades de contratação de mão-de-obra adequada e proporciona melhor qualidade no atendimento (refletido na segurança e na satisfação do paciente). O desenvolvimento de competências estratégicas, táticas e operacionais das lideranças é fundamental para o desenvolvimento das instituições.

Já a prática de PLR (distribuir anualmente aos funcionários uma Participação nos Lucros e Resultados da empresa) ainda é uma prática não muito bem consolidada no setor, principalmente nos hospitais (apenas 17% dos participantes referiram o PLR como um de seus benefícios oferecidos aos trabalhadores).

Os vencedores no pilar Gestão de Pessoas do Referências da Saúde 2014 foram: Hospital TotalCor, Hospital 9 de Julho, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Femme – Laboratório da Mulher, Fleury Medicina e Saúde, Pró-Laudo e Integral Saúde,

Fonte: Referências da Saúde 2014

Fonte: Referências da Saúde 2014

Quer ler o estudo na íntegra? Então clique aqui.

*Nas últimas semanas, apresentei uma série de 5 infográficos, um para cada pilar do estudo anual Referências da Saúde:

Governança corporativa
Gestão administrativo-financeira
Gestão de pessoas
Gestão de tecnologia da informação
Responsabilidade socioambiental

Comentários ou Sugestões: priscila@livehcm.com

       
Publicidade

Deixe uma resposta