Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospitais integram-se à Estação Digital Médica

Publicidade

A Faculdade de Medicina da USP estabelece amanhã, dia 3, conexão permanente entre o Hospital das Clínicas e o Hospital Universitário da USP. A comunicação acontece através da Rede USP Net – estrutura de fibras ópticas que interliga os prédios da USP. Durante o evento, professores da FMUSP irão coordenar uma sessão de capacitação profissional por videoconferência associada à Internet. Haverá uma discussão anátomo-clínica entre os hospitais, com a participação da Santa Casa de Curitiba e da Faculdade de Medicina de Maringá. A transmissão será administrada pela Disciplina de Telemedicina/FMUSP.
Os dois hospitais passarão a ter um canal contínuo de comunicação por meio da Faculdade de Medicina da USP. A medida permite a capacitação e aprimoramento médico, com debates sobre casos complexos e a transmissão de cursos e procedimentos à distância (teleducação). Também viabiliza o apoio à prática das especialidades médicas, como radiologia e dermatologia, através da teleassistência online.
Melhoria no atendimento a pacientes
A integração com o Hospital das Clínicas e Hospital Universitário contribui para a expansão da Estação Digital Médica, rede nacional de logística para otimização do sistema de saúde, desenvolvida pelo Prof. Dr. Chao Lung Wen, coordenador da Disciplina de Telemedicina/FMUSP. A Estação foi lançada em junho de 2003, com a participação de autoridades públicas da área de saúde.
A Estação Digital Médica permite interligar hospitais, postos de saúde e universidades do País. O modelo oferece diversas vantagens: capacitação profissional através de programas de educação à distância, orientação de médicos de unidades básicas de saúde por especialistas de centros de referência, cooperação entre universidades para desenvolvimento de pesquisas, entre outras.
A Estação Digital Médica é uma solução para distribuir o atendimento e diminuir a concentracão de pacientes nas unidades de alta complexidade, como o Hospital das Clínicas/FMUSP.
Profissionais do Serviço de Radiologia do Hospital da Polícia Militar contarão com o apoio contínuo de especialistas em diagnóstico por imagem do Instituto de Radiologia do HC/FMUSP. A conexão será feita pela Rede Intragov do Estado de São Paulo, que liga os órgãos estaduais e administrações municipais por meio da Internet.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta