Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospitais e clínicas médicas investem em soluções de comunicação via SMS

Publicidade

Pesquisa realizada pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a empresa KATU, detectou que mensagens SMS podem reduzir a ausência de pacientes em consultas médicas. A pesquisa concluiu que o porcentual de falta de pacientes a consultas após o recebimento de mensagens pelo celular nas clínicas médicas da cidade de São Paulo foi de 19,45%, enquanto quando esse recurso não era utilizado, o número era de 25,75%.

Esse resultado demonstra a importância que o uso de SMS vem ganhando no setor de saúde. Atualmente, são diversos hospitais e clínicas médicas investindo no uso do SMS Corporativo, que permite lembrar o paciente sobre o agendamento de consultas, exames, e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

A Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para a gestão hospitalar, acreditando no potencial dessa ferramenta, desde 2009 já oferece aos seus clientes esse novo canal de comunicação. Em parceria com a Human Mobile, a empresa possibilita o envio de SMS integrado aos Sistemas Wareline, o que resultada em uma comunicação ágil com prestadores de serviços, médicos e funcionários. “A mensagem por SMS agiliza processos e reduz custos de comunicação, tanto com colaboradores quanto com clientes”, destaca Fabio Usier, gerente de Planejamento e Operações da Wareline.

É o caso Hospital Paulista, em São Paulo, cliente Wareline que utiliza essa ferramenta para facilitar o agendamento de cirurgias e exames de seus pacientes. “Além do lembrete do atendimento, enviamos uma mensagem personalizada, desejando que tudo ocorra bem. Isso faz toda a diferença, pois nosso serviço fica muito mais humano”, afirma Douglas Maganelli de Oliveira, responsável pela área de tecnologia da informação do Hospital. De acordo com o técnico, não são só os pacientes que são beneficiados com o uso do SMS, pois os médicos também recebem em seus celulares informações sobre os procedimentos que serão realizados no dia seguinte, além dos dados necessários de seu paciente. “A utilização do SMS veio para ajudar o nosso hospital a ser um diferencial de atendimento na área da saúde. Com o sistema Wareline, o que era tendência, se tornou realidade”, finaliza Douglas.

Funcionamento do SMS integrado ao Sistema Wareline

O envio do SMS pelo sistema da empresa ocorre de forma simples e automatizada, encaminhando a mensagem para os seguintes sistemas:

Sistema de Centro Cirúrgico

– Permite informar sobre o agendamento de consultas, de exames e de pequenos procedimentos cirúrgicos;

– As mensagens podem ser enviadas a cirurgiões, anestesistas, auxiliares e ao próprio paciente;

– O envio pode ser programado, sendo determinada a data e hora previamente;

– O conteúdo das mensagens é customizável, através de parâmetros no próprio banco de dados.

Sistema de Recepção

– Possibilita a comunicação ágil com prestadores de serviços, médicos e funcionários;

– Acesso a relatórios do status de entrega das mensagens.

Sobre a Wareline

Criada em 1989, a Wareline é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informatização hospitalar, que oferece integração e automatização das partes operacionais e financeiras das instituições de saúde. As soluções e serviços da Wareline garantem aos clientes qualidade nos sistemas e expertise junto aos órgãos públicos e privados com os quais têm interface. Atuando no mercado nacional, a empresa atende mais de 250 instituições, entre hospitais universitários, filantrópicos, particulares e redes municipais distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Piauí, Paraíba e Espírito Santo. Saiba mais em http://www.wareline.com.br.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta