Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospitais da Anahp iniciam implementação de protocolos clínicos

Publicidade

A Anahp (Associação Nacional dos Hospitais Privados) iniciou, em janeiro, a terceira etapa do Projeto Melhores Práticas Assistenciais, que tem o objetivo de incentivar os hospitais associados a adotarem protocolos clínicos apontados como referência internacional de qualidade. A proposta é difundir entre as instituições da entidade a excelência de qualidade na realização de importantes procedimentos médico-hospitalares. De acordo com Henrique Salvador, vice-presidente da Anahp e coordenador do projeto, a idéia surgiu a partir da constatação de que o atual modelo assistencial e também comercial passa por um momento de grandes mudanças, obrigando as instituições a promover uma revisão na forma de atuação.
A terceira e última fase do Melhores Práticas consiste em levar para a realidade dos hospitais o que foi discutido até agora na teoria. Na primeira etapa, que ocorreu em meados de 2004, a Anahp fez uma pesquisa junto aos associados para mapear quais seriam os protocolos indicados para o programa. A segunda etapa envolveu a discussão dos procedimentos escolhidos com representantes clínicos de cada hospital. Para isso, a Anahp realizou dois dias de treinamento, em São Paulo, reunindo mais de 50 profissionais da área médica.
Para Denise Schout, responsável pelo treinamento e diretora da Consulte Saúde, empresa parceira da Anahp no projeto, os representantes dos hospitais compreenderam a necessidade de padronização do atendimento para melhoria da qualidade assistencial. Ao longo deste ano, a consultoria irá visitar todas as instituições que manifestaram interesse em participar da iniciativa.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta