Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hospitais amigos da criança triplicam em cinco anos em SP

Publicidade

O número de hospitais e maternidades “amigos da criança” aumentou quase três vezes nos últimos cinco anos no Estado de São Paulo. É o que garante levantamento do Instituto de Saúde, órgão da Secretaria de Estado da Saúde. Nesta semana, de 1 a 7 de agosto, é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O “Amigo da Criança” é um programa de incentivo ao aleitamento materno, idealizado pela Organização Mundial de Saúde e Unicef em 1990, que tem como objetivo básico a mobilização de profissionais de saúde e mudanças de rotinas e condutas para prevenir o desmame precoce.
De 10 hospitais e maternidades “amigos da criança” em 2001, o Estado passou para 34 (dez são do governo do Estado). Outros três estão sendo avaliados.
Para serem credenciadas, os estabelecimentos precisam preencher critérios estabelecidos e cumprir 80% do conjunto de metas no processo de avaliação, que envolve várias etapas. Como incentivo, a instituição recebe pagamento diferenciado: 40% a mais em atendimentos pré-natal e 10% na assistência ao parto.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta