Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HOMENS DESCONHECEM DOENÇA INFLAMATÓRIA DA PRÓSTATA

Publicidade

Apenas 15% dos homens já ouviram falar em prostatite, doença caracterizada pela inflamação das glândulas da próstata. Isso é o que afirma a Fundação Americana de Doenças Urológicas, que vai além: as mulheres sabem mais sobre a doença do que eles. Para se ter uma idéia da incidência, no Hospital Urológico de Brasília (HU) aproximadamente 5% das consultas estão relacionadas à alteração.

Os sintomas indicam claramente que algo não vai bem. “Desconforto ao urinar, febre e dor nos testículos e no períneo são alguns dos indicativos da doença, que na maioria dos casos infecciosa, causada pela bactéria Escherichia coli”, descreve Dr. Evandro Cunha, diretor do HU. A prostatite pode surgir em qualquer idade sendo que 70% dos casos são diagnosticados apenas com a manifestação dos sintomas que, nos casos agudos, são bastante intensos.

O diagnóstico é realizado por exame de urina (do primeiro e segundo jatos e também daquela colhida após exame de toque retal) e pela análise da secreção prostática. Após a confirmação, além de medicação, são recomendadas medidas que visam adicionais, como dieta com restrição de condimentos, maior ingestão de líquidos e calor no local. “Pacientes em tratamento devem, ainda, aumentar a atividade sexual a fim de eliminar a secreção. Cabe destacar que a prostatite não apresenta riscos para a parceira”, afirma o urologista.

A doença não é precursora do câncer, como temem alguns pacientes. Contudo, o tratamento deve ser levado a sério, estendendo-se de

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta