Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Homens acima de 50 anos são alvo da Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Publicidade

O Ministério da Saúde lançou a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids que será focada nos homens heterossexuais, com idade acima de 50 anos. O slogan “Sexo não tem idade, proteção também não”, será veiculado em todo o material publicitário.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique
“A sociedade tem que saber que essa população faz sexo e está vivendo mais e com melhor condição de saúde, o que favorece uma vida completa. É fundamental colocarmos em debate a sexualidade nessa faixa etária, com segurança”, destacou o ministro da  Saúde, José Gomes Temporão.
A idéia da campanha é esclarecer a população masculina dos 50, 60, 70 anos sobre a necessidade do uso de preservativo nas relações sexuais. O mesmo mote se repetirá na campanha do Carnaval 2009, que será direcionada ao público feminino.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a incidência da aids nessa faixa etária dobrou entre 1996 e 2006, passando de 7,5 mil casos por 100 mil habitantes para 15,7 mil casos. Dos mais de 47.437 mil casos notificados desde o início da epidemia, 63% são homens e 37% são mulheres.
De acordo com a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, a aids não existia quando esse grupo iniciou sua vida sexual. “O homem tem que saber que o vírus está circulando e a mulher tem que [ter o poder de decidir] sobre sua segurança na relação sexual: 70% da população acima dos 50 anos é sexualmente ativa, mas apenas 22,3% usam preservativo”.
O crescimento da doença nesta população ocorreu em todo o país. Os piores números estão na região sul que passou de 7,1 por 100 mil habitantes em 1996 para 22,9 em 2006 e na região sudeste que passou de 10,9 para 18,3 por 100 mil habitantes.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta