💼 HIS17 Ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirma presença no encerramento. Emita sua credencial gratuita

HIV pode ser extinto em 10 anos

Publicidade

Um estudo publicado pela revista médica inglesa Lancet aponta que o HIV poderia ser eliminado em dez anos, caso todas as pessoas que moram em países com altas taxas de infecção tivessem acesso aos tratamentos e exames.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique
O estudo matemático baseou-se em experiências da África do Sul e Malavi. Nos dois países africanos, as pessoas, de forma voluntária, se submetiam a testes anuais e todos os que fossem identificados como portadores da doença passavam a receber o tratamento.
Em dez anos, a taxa de infecção cairia em 95%. Outras medidas que apoiariam a erradicação do vírus são educação sexual e circuncisão masculina.
De acordo com as projeções, as mortes por aids cairiam 50% e a doença se tornaria esporádica.
O custo da estratégia foi estimado em US$ 3,4 bilhões ao ano, com potencial queda após o investimento inicial. Hoje, 7 milhões de pessoas aguardam tratamento.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) posicionou-se sobre o assunto e considerou o estudo como um exercício teórico, já que não avalia questões logísticas, de infra-estrutura de saúde de cada sistema e nem a possibilidade de o vírus tornar-se mais resistente ao longo do tempo.

       
Publicidade

Deixe uma resposta