Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Hemocentro de Pernambuco abrigará banco de células-tronco

Publicidade

A Fundação Hemocentro de Pernambuco (Hemope), do governo do Estado, vai receber investimentos do Ministério da Saúde para implantar um dos dez bancos de células-tronco de cordão umbilical do país, de acordo com informações da Agência Brasil. De acordo com o ministro da Saúde, Humberto Costa, a idéia é beneficiar pessoas com leucemia, anemias graves e outras doenças no sangue, que necessitam de transplante de medula óssea e não possuem doador na família com compatibilidade imunológica. Segundo ele, o sistema, além de ser mais econômico, oferece menos risco à saúde, já que o sangue do cordão umbilical é composto por células imaturas com propriedades proliferativas.
O ministro ainda ressaltou que no futuro também serão contemplados pacientes com problemas cardíacos, o que vai evitar a realização de cirurgias de ponte de safena, mamária e de transplante. Costa observou que uma pesquisa para viabilizar a iniciativa está sendo financiada pelo Ministério da Saúde com investimentos de R$ 5 milhões.
A expectativa é inaugurar a unidade do Hemope no primeiro semestre do próximo ano. Segundo o ministro, atualmente há uma demanda de 2,5 mil transplantes de medula óssea no país, a cada ano, e apenas mil pacinetes conseguem ser submetidos ao procedimento, por falta de doadores.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta