Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HEB inaugura serviço de transplante de córneas

Publicidade

O Hospital Estadual Bauru (HEB), administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Famesp, oficializou seu novo serviço de transplante de córnea, prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em ocasião, a instituição comemorou também um ano de captação de córneas. Desde junho de 2004, o HEB vem trabalhando na captação interna fazendo abordagem de familiares de pacientes que falecem no hospital. Foram 65 doações (130 córneas) neste período. O material coletado é levado para o Banco de Olhos de Ribeirão Preto. O número representa um grande avanço no volume de captação do tecido na regional da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Botucatu, à qual Bauru está vinculada para este serviço.
Já cadastrado no Ministério da Saúde, a unidade já vinha inscrevendo pacientes na fila de espera do estado por meio das CNCDO´s (Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos). Em março deste ano passou a indicar casos em que havia necessidade de transplante de córneas e com isso, automaticamente, tornou-se apto a realizar o procedimento. O primeiro procedimento foi realizado no dia 2 de julho, numa paciente de 73 anos que teve a córnea do olho direito transplantada.
Segundo dados da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, atualmente no Estado de São Paulo existem 4.825 pessoas aguardando pelo transplante de córneas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta