Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HCor lança check-up esportivo

Publicidade

O Hospital do Coração (Hcor) anuncia um novo serviço focado na área de medicina esportiva, o Sport Check-up Hcor. Trata-se de um programa de diagnóstico médico multidisciplinar voltado para prevenção e tratamento de lesões ligadas à prática do esporte. O serviço, destinado a esportistas e atletas( profissionais ou amadores), tem como objetivo medir com precisão o potencial físico, verificando condições respiratórias, cardíacas, pulmonares, musculares, ortopédicas, nutricionais, entre outras, detectando riscos de lesões que podem ocorrer no exercício de determinado esporte.
Com o novo programa, as lesões cardíacas, uma das mais preocupantes porque oferece risco à vida dos atletas, já podem ser pré-detectadas e prevenidas. O controle rigoroso, oferecido pelo Sport Check-up HCor , apresentará os riscos cardíacos que podem comprometer, em longo, médio ou curto prazos, a saúde do atleta. De acordo com Dr. Carlos Hossri, cardiologista e especialista em ergoespirometria a avaliação cardiológica é muito importante e, por meio dela, é possível detectar arritmias e condições cardíacas que podem levar à situações clínicas de emergência como ataques cardíacos, fibrilação ventricular e até morte súbita.
Assim, o programa ajuda a direcionar o atleta para que ele realize suas atividades de modo mais seguro e evite estas complicações. Além disso, a partir dos resultados, será possível evitar a escolha de um esporte que exige demasiado esforço físico, incompatível com a condição física do futuro praticante.
Indicado para todas as idades, o Sport Check-up HCor atenderá crianças e adolescentes que estão iniciando a prática de esporte. As informações obtidas com os exames permitirão orientá-las a realizar um treinamento dentro de seus limites, evitando o esforço intenso em treinamentos excessivos que muitas vezes comprometem seu desenvolvimento ósseo. O programa possui ainda uma avaliação nutricional, com a qual indica as melhores formas de alimentação para cada tipo de esporte de acordo com a condição física do esportista.
Sistema do Sport Check-up HCor
O serviço Sport Check-up HCor é composto de três etapas específicas para a avaliação completa do esportista: 1º etapa: O esportista responde a um questionário, disponível
no site do HCor (www.hcor.com.br). A resposta deste formulário fornecerá à equipe do Sport Check-up todas as informações necessárias para que se possa traçar um perfil detalhado dos antecedentes clínicos e desportivos do atleta. 2º etapa: com base no perfil definido, a equipe de Medicina Esportiva definirá um programa de análise personalizado, de acordo com a necessidade de cada paciente. O programa de análise conta com avaliações clínicas e laboratoriais. 3º etapa: baseado nos resultados dos exames, será elaborado um relatório único, indicando os principais pontos de risco na saúde física do atleta.
Outro vantagem do serviço é a possibilidade de médicos particulares, treinadores ou técnicos acessarem as informações do paciente pela internet, utilizando uma senha fornecida pelo HCor, ou mesmo pelo CD-Rom, o qual se tornará um histórico clínico permanente e muito importante para a carreira do atleta. Isso porque todos os dados e imagens, gerados nos exames do Sport Check-up, serão armazenados no banco de dados do prontuário e gravados em CD-Rom.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta