Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HCor aposta em psicologia hospitalar

Publicidade

Para promover uma melhor recuperação de pacientes internados, além de otimizar o atendimento qualitativo, o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, tem investido na psicologia hospitalar como estratégia de gestão. Um estudo da instituição mostrou que 70% das pessoas que sofrem infarto são estressadas. Já quanto a pacientes que passam por consultas, 80% delas apresentam níveis de estresse alto ou muito alto. A vivência de situações de constante estresse podem levar ao desenvolvimento de hipertensão arterial (popularmente conhecida como pressão alta), aumento do colesterol, ateriosclerose e doença coronariana, entre outros. Por esse motivo, o HCor conta em seu programa de check-up com uma forte atuação da equipe de psicologia hospitalar.
A própria notícia da doença e da internação já é uma situação que desencadeia um estado de medo, ansiedade e estresse. Nessa hora, o psicólogo especializado auxilia o paciente a lidar com esses sentimentos, trabalhando de uma forma que irá tranqüilizá-lo e fazê-lo sentir-se seguro e mais confiante no tratamento a que será submetido, o que, ao fim, irá refletir em sua recuperação.
Segundo a chefe do setor de Psicologia do HCor, Silvia Maria Cury Ismael, a atuação do profissional em caráter preventivo pode contribuir para evitar o surgimento de muitas doenças, além de garantir uma melhora na qualidade de vida da pessoa. “Com uma orientação adequada, o paciente pode aprender a lidar com situações de estresse, por exemplo, promover uma mudança saudável em seu estilo de vida e prevenir doenças do estômago, enxaquecas, crises asmáticas e também problemas nas áreas de oncologia e cardiologia. Todos essas alterações têm ligação intrínseca com o estresse”, conclui.
Alinhado a este tema, o Hospital do Coração promove nos dias 27 e 28 de novembro o VII Simpósio de Psicologia em Cardiologia, que contará a experiência do hospital a profissionais da área. o evento acontecerá no auditório do Hcor, na rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 ? Paraíso – São Paulo. Mais informações no telefone (11) 3887-6611 ramais 2209 / 2204

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta