Semana da Saúde 2017 Semana da Saúde: discuta os principais assuntos de Tecnologia da Informação em 10 Webinars. Reserve seu lugar! Clique aqui

HCor aposta em psicologia hospitalar

Publicidade

Para promover uma melhor recuperação de pacientes internados, além de otimizar o atendimento qualitativo, o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, tem investido na psicologia hospitalar como estratégia de gestão. Um estudo da instituição mostrou que 70% das pessoas que sofrem infarto são estressadas. Já quanto a pacientes que passam por consultas, 80% delas apresentam níveis de estresse alto ou muito alto. A vivência de situações de constante estresse podem levar ao desenvolvimento de hipertensão arterial (popularmente conhecida como pressão alta), aumento do colesterol, ateriosclerose e doença coronariana, entre outros. Por esse motivo, o HCor conta em seu programa de check-up com uma forte atuação da equipe de psicologia hospitalar.
A própria notícia da doença e da internação já é uma situação que desencadeia um estado de medo, ansiedade e estresse. Nessa hora, o psicólogo especializado auxilia o paciente a lidar com esses sentimentos, trabalhando de uma forma que irá tranqüilizá-lo e fazê-lo sentir-se seguro e mais confiante no tratamento a que será submetido, o que, ao fim, irá refletir em sua recuperação.
Segundo a chefe do setor de Psicologia do HCor, Silvia Maria Cury Ismael, a atuação do profissional em caráter preventivo pode contribuir para evitar o surgimento de muitas doenças, além de garantir uma melhora na qualidade de vida da pessoa. “Com uma orientação adequada, o paciente pode aprender a lidar com situações de estresse, por exemplo, promover uma mudança saudável em seu estilo de vida e prevenir doenças do estômago, enxaquecas, crises asmáticas e também problemas nas áreas de oncologia e cardiologia. Todos essas alterações têm ligação intrínseca com o estresse”, conclui.
Alinhado a este tema, o Hospital do Coração promove nos dias 27 e 28 de novembro o VII Simpósio de Psicologia em Cardiologia, que contará a experiência do hospital a profissionais da área. o evento acontecerá no auditório do Hcor, na rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 ? Paraíso – São Paulo. Mais informações no telefone (11) 3887-6611 ramais 2209 / 2204

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta