Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HC realiza transplante com matriz acelular

Publicidade

A Clínica de Urologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realizou o primeiro transplante de uretra com matriz acelular do país, em um paciente com estenose. O procedimento consiste na destruição seletiva das células da uretra do doador cadáver por enzimas, que preservam a estrutura de colágeno e elastina. O órgão fica em uma solução especial e é transplantado após 15 dias.
Durante quatro meses, o órgão é repovoado por células do receptor e adquire as propriedades morfológicas e funcionais, o que elimina os problemas de rejeição. O paciente não precisa de drogas de imunossupressão, apenas antibiótico algumas semanas após o procedimento.
A técnica está em testes há dois anos e já foi aplicada em cinco pacientes. Todos foram curados. O procedimento foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia, em conjunto com a USP.
Anteriormente, a reconstituição era feita com tecido retirado do prepúcio do pênis ou da mucose bucal do doente, mas não apresentava a mesma eficácia em casos mais graves.
O HC deve realizar 20 cirurgias e, caso a nova técnica tenha sucesso, o procedimento se tornará de rotina.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta