Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HC inaugurará unidade de isolamento para pacientes de tuberculose e SARS

Publicidade

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, inaugura na próxima quinta-feira, dia 31, uma unidade de isolamento para pacientes graves portadores de doenças transmitidas por via respiratória, como tuberculose e SARS – Síndrome Respiratória Aguda Severa -, mais conhecida como pneumonia asiática. Construída nas dependências da ala de internação da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias, a unidade apresenta três quartos, com câmaras independentes e sistema de pressão negativa do ar, cuja função é impedir a propagação da contaminação para as áreas vizinhas.
O sistema permite a descontaminação do ar no interior dos quartos, por intermédio de filtros de alta eficácia, antes de ser descartado para a atmosfera, além de sua renovação constante. Todo o processo é monitorado por manômetros eletrônicos digitais individuais. Caso ocorra perda de pressão negativa, os alarmes sonoro e visual serão acionados.
Para a execução das obras, a Unidade de Terapia Intensiva da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias foi totalmente reformada. Os quartos de isolamento também receberam visores de um metro de altura cada, para total assistência aos pacientes.
A Divisão de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas atende, em média mensal, 3.252 pacientes. Desses, 166 são portadores de tuberculose.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta