Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HC de São Paulo inaugura Centro de Psiquiatria

Publicidade

O Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, inaugura hoje um dos mais modernos institutos de psiquiatria do Brasil. A unidade recebeu investimentos de R$ 20 milhões repassados pelo governo do Estado. O novo Instituto de Psiquiatria do HC foi reformado e terá ambulatórios, enfermarias e hospitais-dia integrados e preparados, favorecendo a interação entre pacientes e equipe médica. A expectativa é triplicar as consultas ambulatoriais de 40 mil ao ano para 120 mil e contar com 210 leitos distribuídos em 12 enfermarias.
O novo instituto vai contar com as áreas de Geriatria (transtornos psiquiátricos do idoso); Comportamento Impulsivo (transtornos relacionados a álcool, drogas, jogo patológico); Comportamento Alimentar (anorexia, bulimia); Ansiedade e Depressão; Unidade Infanto-Juvenil; Centro de Tratamento Intensivo Especial (para pacientes psiquiátricos com quadro infecto-contagioso); Laboratório de Patologia Clínica; áreas técnico-administrativas; Biblioteca (a maior e mais bem completa em psiquiatria no Brasil). Também serão inaugurados serviços de apoio como farmácia e nutrição.
Cada andar tem características específicas para o tipo de paciente. A Geriatria, por exemplo, está adaptada ao idoso, com corrimão em todos os espaços, banheiros adequados, além de piso antiderrapante. Portadores de transtornos alimentares contam com cozinha experimental, onde têm contato com alimentos e serão estimulados para prepará-los. Os ambientes contam com arquitetura de interiores e paisagismo, tornando-os mais agradáveis e confortáveis, contribuindo para reduzir o estigma associado às antigas instituições psiquiátricas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta