Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HC cria centro de reimplante 24 horas

Publicidade

O Hospital das Clínicas (FMUSP), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, acaba de entregar Centro de Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia de Mão. O edifício é o primeiro do País a ter equipes especializadas de plantão, atendendo 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira.

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   

Segundo o HC, além de possibilitar a ampliação de atendimentos, o centro facilita a recuperação dos pacientes e gera economia à instituição.

A equipe do grupo de mão do HC, que contava com seis médicos, ganhou um reforço de mais 25 profissionais especializados – dez médicos, cinco terapeutas ocupacionais, cinco auxiliares de enfermagem, três enfermeiras e dois assistentes sociais. Atualmente, estão sendo realizadas cerca de 70 microcirurgias por mês.

Uma sala foi inteiramente equipada para atender aos casos de reimplantes, amputações, fraturas expostas graves associadas à perda do revestimento cutâneo e lesões de nervos periféricos.

?O novo centro traz à população avanços da medicina que tornam possível a recuperação de um membro, evitando a amputação, e amplia a capacidade de realização de reimplantes?, afirmou o superintendente do HC, José Manoel de Camargo Teixeira.

Um Levantamento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) mostrou que, somente no segundo semestre de 2009, deram entrada no Pronto Socorro 255 acidentados de moto, dos quais 84 precisaram de internação (média de 18 dias de internação).  “O Brasil tem um programa de transplantes, mas não tem de reimplante. Estamos dando o primeiro passo nesse sentido?, afirmou o ortopedista e chefe do grupo de mão do HC, Rames Mattar Júnior.

Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta