Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

HC: cirurgia neurológica terá transmissão via satélite

Publicidade

A equipe do neurointensivista e coordenador da UTI do HC da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Antônio Falcão, realizará um procedimento cirúrgico em porcos durante o I Congresso Brasileiro de Medicina Neurológica (COMIN), que será realizado de 12 a 14 de maio em São Paulo.

De acordo com a instituição, será utilizado o modelo de lesão cerebral em suínos da linhagem Large White, com oito a dez semanas de idade e peso aproximado de 25 quilos. Vale lembrar que o projeto foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UNICAMP.(CEUA/UNICAMP).
A vídeo conferencia será realizada no dia 12 e  vai ser transmitida em tempo real do Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental (NMCE) da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, para São Paulo, com a orientação de Falcão e do neurointensivista  Marcelo Magalhães.”
Para a UNICAMP,  esse tipo de aula prática é fundamental para o aprendizado dos intensivistas que participarão do COMIN.. E, será um espaço de debate e esclarecimento de técnicas modernas em neurologia.
Também participarão do curso os professores e neurointensivistas:  Marcos Stávale,  Antonio Capone Neto,  Fabio Santana, Edson Shu. Cássio Peluso, Ricardo Turon,  Darwin Prado e Pedro Kurts.
O evento reunirá aproximadamente 500 intensivistas que discutirão sobre os avanços e novas técnicas utilizadas no neurointensivosmo no Brasil e no mundo. Para isso a grade científica contemplará 30 renomados profissionais do país e pesquisadores da América do Norte, América Latina e Espanha. O vice-presidente da NCS, Gene Sung, de Los Angeles, lidera a lista de convidados internacionais, que contará também com: Kiwon Lee, de Nova York; Corina Puppo, do Uruguai; Walter Videtta, da Argentina; e Juan Sahuquillo da Espanha.
Segundo o Comitê de Medicina Intensiva Neurológica da AMIB, esta será a oportunidade dos intensivistas trocarem experiências na área e desenvolver os estudos e atuações locais. E ressaltou que a organização trabalhou para que o I-COMIN seja um sucesso científico. A união entre AMIB e Neurocritical Care Society (NCS) permitiu a participação de grandes pesquisadores.
As inscrições para o I Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Neurológica (I-COMIN) podem ser efetuadas pelo site da AMIB .

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta