💼 HIS17 Ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirma presença no encerramento. Emita sua credencial gratuita

HC atende a partir de hoje somente casos de alta complexidade

Publicidade

A partir de hoje (1º/08) o Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, receberá somente pacientes de alta complexidade. A prioridade será os casos de cirurgias neurológicas ou transplantes, enquanto que os de baixa gravidade (gripe e gastrite, por exemplo) serão encaminhados para uma das 462 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Os de média (com problemas cardíacos e hepatite, por exemplo) irão para um dos 13 ambulatórios de especialidade do Estado. O encaminhamento será feito pela própria UBS no qual o paciente recebeu encaminhamento para o HC, e pelo atendimento telefônico que está sendo realizado pelo call center da Secretaria Estadual da Saúde.

Foram abertas 30 mil vagas de atendimento nos ambulatórios de especialidade (de 106 mil para 136 mil) para atender toda a demanda. Os médicos dos ambulatórios e os das UBSs vão seguir o mesmo protocolo de atendimento do HC.
A mudança atinge somente o Instituto Central do Hospital das Clínicas, que centraliza 65% das consultas de todo o complexo. Os pacientes que estão em tratamento no HC continuam no hospita e serão transferidos para as UBSs ou os ambulatórios de especialidade gradativamente.

       
Publicidade

Deixe uma resposta