Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Grupo Hospitalar Santa Celina destaca gestão da qualidade em “home care” no QualiHosp 2011

Publicidade

Única empresa brasileira de atenção domiciliar certificada, com nível de excelência, pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), Hospitalar Santa Celina apresentará no evento sete trabalhos, entre estudos de caso e pesquisas, que trazem indicadores relacionados a melhorias dos processos de atendimento domiciliar

Nesta edição 2011, o Grupo Hospitalar Santa Celina – Semeando Saúde vai destacar os mais recentes avanços e resultados da sua experiência como provedora de soluções para melhoria dos processos de gestão da qualidade em saúde, com foco em “home care”.

O QualiHosp 2011 – evento científico de Qualidade em Instituições de Saúde – acontece de 18 a 20 de abril na FGV EAESP em São Paulo (SP).

“Comunicação, Qualidade e Segurança” será o tema do congresso deste ano, que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento entre os principais agentes do setor.

Única empresa brasileira de atenção domiciliar certificada, com nível de excelência pelo seu modelo de gestão de saúde, pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) – em certificação reconhecida pela Anvisa – o Hospitalar Santa Celina apresentará no evento sete trabalhos, entre estudos de caso e pesquisas, que trazem indicadores relacionados a melhorias dos processos de “home care”.

São eles:

· Programa de gerenciamento de risco institucional na assistência domiciliar

· Desenvolvimento e a implantação do score de disfagia para atendimento domiciliar

· Implantação do modelo de gestão de qualidade em programa de promoção de saúde e prevenção de riscos

· Implementação de remuneração por desempenho médico em empresa de assistência domiciliar

· Resultado e avaliação antropométrica do idoso em assistência domiciliar

· Farmácia clínica em assistência domiciliar

· Controle de infecções

Confira abaixo uma breve síntese de cada trabalho:

Programa de gerenciamento de risco institucional na assistência domiciliar

O gerenciamento dos riscos é modelo freqüente nas instituições de saúde, especialmente com o advento das certificações. Este trabalho teve como objetivo a revisão, ampliação da política de riscos de empresa de assistência domiciliar e avaliação das ações implantadas.

O projeto extrapolou a esfera assistencial e permeou processos de apoio e administrativos, a fim de contribuir para o crescimento sustentável da organização.

Foi desenvolvido com a formação de times multiprofissionais que elencaram, classificaram e definiram ações de tratamento para riscos. Após a implantação de 81,6% do programa, as lideranças avaliaram como positivas, com ou sem impacto financeiro 77,5% das ações.

Desenvolvimento e a implantação do score de disfagia para atendimento domiciliar

Em nosso serviço de atendimento domiciliar, percebemos a necessidade de uma escala de evolução fonoaudiológica voltada para as características dos pacientes. Com base nesta análise, criamos uma ferramenta que classificou e mensurou a evolução fonoaudiológica.

Concluímos que 56% dos pacientes que apresentam score de prognóstico favorável para reabilitação fonoaudiológica são atendidos três vezes por semana; 14% dos pacientes com score não favorável são atendidos uma vez por semana e 30% dos pacientes que apresentam score de manutenção são atendidos duas vezes por semana. Além disso, 32% apresentaram melhora, 16% registram piora e 51% mantiveram o score.

Destes com alteração de score, 39% tiveram alteração da programação dos atendimentos fonoaudiológicos.

Implantação do modelo de gestão de qualidade em programa de promoção de saúde e prevenção de riscos

A atenção primária na saúde é considerada a principal estratégia de saúde sustentável. O objetivo deste trabalho foi apoiar a estruturação dos programas de promoção de saúde e prevenção de doenças por meio de modelos subsidiados pela gestão da qualidade, com base em diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Organização Nacional de Acreditação e Canandian Council Heath System Acredittacion.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta