Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Grupo BIOFAST orienta população sobre exames que detectam dengue

Publicidade

Após um surto de dengue em diversas regiões do País, a Secretaria da Saúde de algumas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, já detectaram uma queda nos casos. Mesmo com os levantamentos positivos, que podem indicar uma situação favorável, a prevenção continua sendo extremamente importante.

A população deve estar atenta aos sintomas da doença, principalmente, quando a cidade onde vive estiver em estado de alerta. Normalmente, os sintomas apresentados são: febre; dor muscular, de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos; e manchas vermelhas na pele.

O Grupo BIOFAST, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, alerta a sociedade sobre a importância da realização dos exames para detectar a dengue. O diagnóstico para detectar o problema é laboratorial. Pode ser obtido por meio de exames de sangue, como hemograma completo, que apresenta a contagem das plaquetas, e testes sorológicos para detectar anticorpos contra o vírus. “Muitas pessoas têm dengue e não sabem. O exame laboratorial fecha a hipótese diagnóstica se colhido sua sorologia no quinto dia de febre. A realização do exame sorológico traz maior segurança e tranquilidade ao paciente, que não ficará em dúvida sobre o seu diagnóstico. Além disso, do ponto de vista epidemiológico, o exame laboratorial é fundamental para as autoridades sanitárias”, afirma o especialista.

O Grupo BIOFAST oferece os exames em suas unidades de coleta.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta