Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Governo lança projeto de implementação do Mais Saúde

Publicidade

O Mais Saúde,  programa de desenvolvimento do setor do governo federal, já começa a ter as primeiras ações definidas. No lançamento do Projeto de Implementação de programa Mais Saúde, realizado na quinta-feira, 21, o ministro da pasta, José Gomes Temporão, defendeu que a saúde deve ser vista como “frente de expansão estratégica” para a política social e de desenvolvimento do País.
Para tornar o programa viável, o ministério centrará esforços na implementação de uma agenda estratégica de ações e na melhoria da qualificação da gestão, dentro do próprio ministério. Entre os pontos mais críticos, estão o longo tempo de espera por consultas especializadas, por exames e por internações, além da falta de qualidade do atendimento de urgência e emergência e da necessidade de maior articulação da saúde com as demais políticas sociais.
Metas
Entre as metas do programa estão o aumento ao acesso a medicamentos, vacinas, atendimento especializado, transplantes e o aumento de Unidades de Terapia Intensiva. As ações também prevêem o aumento de 25% para 35% da participação de remédios genéricos no mercado. O programa trará políticas específicas para diferentes públicos, como crianças, mulheres, homens e idosos, visando a melhoria da assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde . O projeto será implementado no período de 2008 a 2011.
Saúde da mulher e planejamento familiar
Na saúde da mulher, o governo promete garantir às gestantes seis consultas de acompanhamento pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir o número de realização de partos cesarianos de 30% para 25%, além da realização de 50 mil laqueaduras em 2008. No âmbito de planejamento familiar, o Mais Saúde realizará 31 mil vasectomias e prevê a criação de centros de reprodução assistida em cinco universidades federais.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta