Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Governo lança método para reduzir mortalidade infantil

Publicidade

Um método simples, ilustrativo, e com linguagem de fácil compreensão vai ser implementado pelo Governo Federal para ajudar a reduzir a mortalidade infantil em todo o País. Em parceira com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança amanhã o kit Família Brasileira Fortalecida ? um conjunto de cinco álbuns com figuras ilustradas e mensagens simples e objetivas que explicam os cuidados que devem ser tomados por pais e mães de famílias carentes em cada uma das fases de desenvolvimento das crianças, informa a Agência Brasil. O método foi testado pela Unicef ao longo de 2003 em quinze municípios brasileiros, entre eles São Paulo (SP), Olinda (PE), Campo Grande (MS) e Poço Redondo (SE). Diante do resultado positivo do trabalho, desenvolvido em localidades com diferentes realidades físicas, econômicas e sociais, a Unicef e o Governo Federal decidiram ampliar o kit família para todo o País.
A Unicef e as 28 entidades parceiras no projeto também ouviram sugestões e críticas da população sobre os álbuns, e conseguiu elaborar um trabalho que espelha as necessidades das comunidades carentes do País.
O governo pretende distribuir o material do kit família por meio dos agentes comunitários de saúde, professores, creches e pré-escolas das diferentes regiões brasileiras. Cada um dos cinco álbuns do kit retrata uma das fases de desenvolvimento das crianças: pré-natal, parto e pós-parto; o primeiro mês de vida; a criança do 2o. ao 12o. mês; a criança de 1 a 3 anos; e a criança de 4 a 6 anos.
O kit família promete ser mais um instrumento para ajudar a combater a mortalidade infantil e garantir os direitos essenciais das crianças brasileiras. Mesmo com os avanços dos últimos anos, o Brasil registra hoje a taxa de mortalidade em crianças até 5 anos de 41,8 por cada mil nascidas. A falta de saneamento básico e água potável também influencia esse índice, uma vez que 34% das residências brasileiras em áreas rurais não possuem a infra-estrutura necessária para garantir qualidade de vida às crianças.
Na avaliação do oficial de projetos da Unicef, Halim Girad, o kit família vai ajudar a reduzir a mortalidade materna e infantil, assim como incentivar a higiene pessoal e diminuir os índices de evasão escolar. ?Pode-se dizer que o kit é o espelho das necessidades da comunidade?, ressalta Girad.
O lançamento do kit família está marcado para amanhã, às 15h, no Palácio do Planalto. O presidente Lula vai aproveitar o lançamento do programa para assinar protocolo de cooperação do Governo Federal com a Unicef, que estará representada pela diretora-executiva do organismo, Carol Bellamy.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta