Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Governo investe R$ 15 milhões em combate à hanseníase

Publicidade

O Ministério da Saúde está empenhado no combate à hanseníase. O órgão anunciou o início de uma campanha nacional para combater a doença, além de investimentos de R$ 15 milhões neste ano para as ações do Plano Nacional para Eliminação da Hanseníase. A campanha está centrada principalmente no estímulo ao diagnóstico precoce e no combate ao preconceito contra o portador da doença. O material também tem como objetivo orientar a população sobre como detectar os primeiros sinais da hanseníase.
A campanha na TV e no rádio será mantida até o dia 25 de maio para todo país e será estendida até 5 de junho nos 13 Estados com maior incidência da doença: Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), eliminar a hanseníase significa ter menos de um caso para cada grupo de 10 mil habitantes. Hoje, a taxa média nacional é de 3,88. Em alguns Estados, este número chega à cerca de 20. Com relação à detecção da hanseníase, o país tem registrado, em média, 42 mil novos casos anualmente. No ano passado, foram registrados 45 mil novos casos. A meta do governo é eliminar a doença até o final de 2005 e em alguns Estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina a doença já foi extinta.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta