Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Governo inclui novos medicamentos no Programa Farmácia Popular

Publicidade

O ministério da saúde acaba de anunciar que a lista de medicamentos da Farmácia Popular ganhará reforço. São cinco novos itens (quatro medicamentos mais o preservativo masculino), que já estão disponíveis nas unidades do país. Os novos medicamentos são:
· Clorpromazina 25 mg – antipsicótico/neuroléptico – medicamento para transtornos neurológicos como esquizofrenia e psicoses;
· Fenitoína 100 mg – anticonvulsivante/antiepilético ? indicado para o tratamento da epilepsia e convulsões em geral;
· Brometo de n-butilescopolamina 10 mg/frasco de 20 ml – antiespasmódico/espasmolítico – medicamento para cólicas digestivas e cólicas de cálculos das vias urinárias/renais; e
· Acetato de medroxiprogesterona 150 mg/ml (ampola) – Contraceptivo hormonal – anticoncepcional injetável trimestral.
Com esta inclusão, o programa oferece hoje 89 itens, que correspondem a aproximadamente 2 mil apresentações comerciais. Esses medicamentos são indicados para as doenças de maior incidência no país.
Atualmente, entre os dez medicamentos mais procurados nas farmácias populares, seis são indicados para o tratamento de hipertensão, dois para o tratamento de diabetes e dois utilizados para tratar úlceras gástricas. O medicamento mais procurado entre os dias 7 de junho e 28 de outubro foi o Captopril 25 mg (hipertensão). Foram disponibilizadas mais de 198 mil cartelas desse medicamento no país. O segundo remédio com maior saída nas farmácias nesse período foi o Ácido Acetilsalicílico (100mg), coadjuvante no tratamento de hipertensão, com mais de 195 mil apresentações disponibilizadas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta