Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Governo inaugura Farmácia Popular em Itabuna

Publicidade

O município de Itabuna (BA) será beneficiado pela instalação de uma unidade da Farmácia Popular. Esta é sétima unidade instalada na Bahia, que já conta com cinco farmácias em Salvador e uma em Vitória da Conquista. A farmácia de Itabuna funcionará de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 8h às 12h, aos sábados. Devido ao feriado de Natal, o atendimento será feito a partir de segunda-feira, dia 27. A unidade de Itabuna terá oito funcionários, todos qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação. Pesquisa do Ministério da Saúde constatou que o programa tem a aprovação de 91% dos usuários, sendo o atendimento considerado um ponto forte, com 97% de aprovação.
Com o lançamento, chega a 27 o número de farmácias em funcionamento no país. Além da Bahia, o programa é uma alternativa de acesso à medicação para os mais de 20 milhões de habitantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Caxias do Sul (RS). O Ministério da Saúde já habilitou outras 24 unidades, que devem entrar em funcionamento nos próximos meses.
Serão instaladas farmácias populares em Juazeiro (BA); Maceió (AL); Porto Alegre, Gravataí e Rio Grande, no Rio Grande do Sul; São José do Rio Preto, Guarulhos, Araraquara, São Carlos, São Vicente, Mogi-mirim e Campinas, em São Paulo; Macapá (AP); Belo Horizonte (MG); Criciúma (SC); Volta Redonda e Barra Mansa, no Rio de Janeiro; Rio Branco (AC); Petrolina (PE); e Boa Vista (RR). O ministério também firmou parceria com os governos do Amazonas (duas unidades), Sergipe e Piauí, para a implantação de farmácias nas capitais desses estados.
A farmácia oferece 89 itens, que correspondem a aproximadamente 2 mil apresentações comerciais, incluindo preservativo masculino e medicamentos indicados para as doenças de maior incidência no país.
Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, as patologias atendidas, os endereços das farmácias e outras orientações sobre o programa, a população deve telefonar para o Disque Saúde (0800 61 1997) ou acessar www.saude.gov.br/farmaciapopular.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta