Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Governo implementa Samu em Curitiba

Publicidade

O ministro da Saúde, Humberto Costa, inaugurou ontem (26/07) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) de Curitiba (PR). Com a inauguração, o ministério cumpre mais uma etapa da Política Nacional de Atenção às Urgências, lançada em setembro do ano passado. Em Curitiba, o Samu/192 será regional e vai operar com 24 ambulâncias (sendo 19 unidades de suporte básico e cinco unidades de suporte avançado) e uma central de regulação médica para atender à população de 1,9 milhão de habitantes nos dois municípios. A implementação do serviço garantirá atendimento de urgência com qualidade para a população de Curitiba e de São José dos Pinhais. Em Curitiba, ficarão 21 ambulâncias, e em São José dos Pinhais, três.
O serviço de urgência será integrado à rede nacional Samu/192 do Ministério da Saúde e, por isso, receberá ajuda mensal do ministério no valor de R$ 341,5 mil para Curitiba e R$ 52,5 para São José dos Pinhais, representando 50% do custeio do serviço. O restante dos recursos foram pactuados entre o governo estadual e os respectivos municípios. Nos próximos meses, o Samu/192 contará com novos equipamentos para a central de regulação e para as ambulâncias de suporte avançado, consolidando a Política Nacional de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Curitiba e São José dos Pinhais, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), resultado de parceria entre o município e o estado, envolvendo as áreas da saúde e da segurança pública para socorrer vítimas de acidentes e violências, como o Corpo de Bombeiros, será integrado ao Samu/192. O Siate, que opera com dez ambulâncias, manterá sua identidade, mas atuará de forma conjunta. Em breve, o Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e com os municípios envolvidos, implantará o Samu/192 na região de Londrina, englobando, além desse município, as cidades de Cambé e Ibiporã. O serviço também será inaugurado em Maringá e terá capacidade para atender as cidades de Sarandí e Paiçandú. No estado, o Samu/192 será implantado ainda em Apucarana, com capacidade para atender a cidade de Arapongas; em Ponta Grossa, com atendimento também em Castro; em Guarapuava; e em Foz do Iguaçu.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta